Sebrae e Endeavor oferecem planejamento estratégico grátis para PMEs

Bianca Soares, Especial para o Estado - O Estado de S.Paulo

01/01/2018 | 07h31   

Ainda há tempo de pensar o planejamento estratégico de seu negócio. Considerando  as necessidades específicas  e as limitações das pequenas e médias empresas, o Sebrae e a Endeavor Brasil produziram um passo a passo para o empreendedor que quer ver suas metas alcançadas em 2018.

Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas

Planejamento estratégico para pequenas e médias empresas Foto: Pixabay

O material, grátis, pode ser acessado aqui. Ele conta com explicações básicas das ferramentas de planejamento (para ser eficiente, o plano deve seguir uma sequência lógica, e as ações precisam ser pensadas no curto, médio e longo prazo, por exemplo), além de quadros que organizam informações e metas do negócio. Assim, é mais fácil visualizar onde a empresa quer chegar, por que e como o fará.

Para o coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, Marcelo Nakagawa, que elaborou uma das metodologias disponibilizadas, os pequenos empresários brasileiros têm muita dificuldade em assumir compromissos. E aqueles que tentam se deparam com ferramentas complexas, que exigem recursos indisponíveis e uma “disciplina quase militar dos colaboradores”.

Nakagawa afirma que a sua ferramenta, “Definição de Metas para PMEs”, é uma solução simplificada daquelas já consagradas, mas pouco acessíveis ao grande público. “Pode ser usada por empresas de menor porte de forma transitória. Isso significa que o crescimento da organização pode implicar na necessidade de adotar ferramentas mais completas, como o Balanced Scorecard ou o Gerenciamento pelas Diretrizes (Honshin Kanri).”

Para receber o conteúdo, basta se cadastrar no site do Sebrae ou da Endeavor Brasil com nome completo e endereço de email.