Marcelo Carneiro, fundador da cervejaria Colorado, palestrará no Encontro Pró-PME

Redação - O Estado de S.Paulo

10/09/2018 | 12h33   

Participantes poderão conhecer detalhes da trajetória do criador de uma das primeiras cervejarias artesanais do País

Fundador e mestre-cervejeiro principal da Cervejaria Colorado, Marcelo Carneiro. Foto: Felipe Rau/Estadão 

Fundador e mestre-cervejeiro principal da Cervejaria Colorado, Marcelo Carneiro. Foto: Felipe Rau/Estadão  Foto: Felipe Rau/Estadão

A expressão mais adequada para definir a história de Marcelo Carneiro é que ele “abriu as torneiras” do Brasil para as cervejas artesanais. O empresário fundou a Cervejaria Colorado em 1996, na cidade de Ribeirão Preto (SP), já com oito estilos diferentes de chopes. Ingredientes brasileiros, como mandioca e rapadura, entraram nas receitas elaboradas por Carneiro, que levou a um mercado iniciante cervejas lupuladas, não filtradas e com teor alcoólico mais elevado.

Carneiro foi um dos principais nomes do cenário cervejeiro nacional, fomentando o mercado e inspirando a criatividade e brasilidade das pequenas marcas que chegavam ao setor. Em 2015, a Ambev comprou a cervejaria e Carneiro permaneceu à frente da empresa, responsável inclusive pela elaboração de novos produtos, como principal mestre-cervejeiro.

Marcelo Carneiro dividirá os desafios de investir em um mercado inexplorado, porém promissor, com os participantes do Encontro Pró-PME no dia 27 de setembro, das 9h às 11h, no prédio Tomie Ohtake, na capital paulista.

Veja a programação completa do evento em semanapropme.com.br.