Especialistas e empreendedores indicam livros, filmes e séries para aproveitar o feriado

Redação - O Estado de S.Paulo

09/02/2018 | 19h02    

Os blogueiros do Estadão PME dão dicas de títulos para quem prefere passar o carnaval longe da folia e aprofundar conhecimentos

Para atuais ou futuros empreendedores, o feriado prolongado pode ser uma oportunidade para dedicar algumas horas do dia a livros, filmes e séries que retratam o universo dos negócios. Por meio da ficção ou de estudos concretos, é possível adquirir conhecimento, encontrar soluções para problemas enfrentados e até motivação para tirar uma ideia do papel.

Os blogueiros do Estadão PME fizeram uma seleção de títulos que abrangem as mais diferentes vertentes do empreendedorismo, de startups a franquias.  

Filmes e séries

Assista ao trailer aqui.

Assista ao trailer aqui. Foto: Reprodução

Marcelo Nakagawa, professor de inovação e empreendedorismo do Insper

Fome de Poder. “O tema pode parecer chato, mas o filme sobre a criação da rede de lanchonete McDonald´s é interessante e traz reflexões importantes sobre identificação de oportunidades, modelo de negócio, processos, ambição e ética, entre outras questões críticas para qualquer empreendedor.”

Silicon Boys. “Conta a trajetória da Compaq, uma das empresas de mais rápido crescimento da história até então. É um filme obrigatório para qualquer empreendedor de startup pois lida com aspectos de como levar uma inovação para o mercado, como lidar com a concorrência de gigantes, como lidar com os sócios e como lidar com as dores de crescimento.”

Walt antes do Mickey. “Walt Disney ficaria frustado com este filme que conta sua vida. De fato não empolga, mas apresenta de forma didática a trajetória de um dos maiores empreendedores de todos os tempos. Destaque para a resiliência, capacidade de sonhar e, é claro, a criatividade do pai do rato mais famoso do mundo. Algo que passa sempre desapercebido é o papel fundamental de Roy Disney, seu irmão que sempre o apoio e deu condições para que as maluquices visionárias visionárias do seu irmão mais novo se transformassem na onipresente Disney dos dias atuais.”

Steve Jobs. “O Homem e a Máquina,  Steve Jobs: Billion Dollar Hippy e Steve Jobs: The Lost Interview. Três filmes sobre o homem que recriou a maçã. Uma overdose de Steve Jobs. As pessoas já conhecem tanto sobre o pai do Mac, iPod e iPhone que os filmes se tornam repetitivos. Mas para quem sempre pensou em sentar e conhecer mais sobre Jobs, qualquer um destes filmes dá conta do recado.”

Ivan Primo Bornes, empreendedor e fundador da rede de rotisserias Pastifício Primo 

Série StartUp

Série StartUp Foto: Amazon/Reprodução

StartUp. “Em tempo de febre com as bitcoins, minha dica para empreendedores é o atualíssimo seriado StartUp , produzido pela Crackle e que chegou agora ao Brasil com a Amazon Prime. A história mostra a jornada de um grupo de jovens de diversas áreas de Miami para dar início a uma startup de tecnologia, uma nova moeda virtual chamada GenCoin. Muitos empreendedores irão se identificar com as diversas idas, voltas e reviravoltas numa série que também mistura um pouco de crime e sensualidade. Já espero pela liberação da segunda temporada.  A terceira já está em produção.

A propósito, a Amazon Prime Brasil esta com uma promoção de um mês grátis e depois mensalidade de R$ 7,90, sem dúvida com a intenção de bater de frente com a Netflix. Tem guerra de streaming começando, tudo de bom para fugir da TV aberta.”

Piratas do Vale do Silício. “Um filme já clássico de 1999 que ajuda a entender o início da Apple e da Microsoft e a rivalidade pessoal entre Steve Jobs e Bill Gates na juventude. O filme começa nos anos 1970 e vai até 1985, pouco antes do Steve Jobs ser demitido da Apple, e é baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, mostrando o ponto de vista de Ballmer (Microsoft) e Wozniak (Apple), num constante jogo de comparação entre os primeiros anos das duas empresas.

Há uma descrição muito boa das adversidades enfrentadas pelos protagonistas em sua jornada de revolucionar o mundo (mesmo que naquele momento eles não saibam disso), e podemos ver a genialidade e a humanidade  de cada um, com suas contradições, erros antipatias, desafetos e manias. Ao final do filme, temos uma sensação de que ninguém é perfeito - muito pelo contrário. Especial atenção a cenas antológicas como a visita na Xerox, onde ‘roubaram’ a ideia do mouse, fundamental para o sucesso das janelas (windows) e a popularização dos computadores pessoais.”

Livros 

Muhammad Yunos é conhecido como o banqueiro dos pobres e autor do livro "Criando um Negócio Social". 

Muhammad Yunos é conhecido como o banqueiro dos pobres e autor do livro "Criando um Negócio Social".  Foto: ERBS JUNIOR

Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia

"Recomendo, fortemente, a leitura desses autores e acadêmicos - sobretudo para quem está pensando em empreender ou para quem já empreende em um negócio de impacto social. Essa pequena bibliografia traz um olhar apurado sobre o mercado que envolve a base da pirâmide. Essas obras trazem a essência do conceito de empreender com impacto e ampliam o olhar para as novas formas de criar negócios com foco no desenvolvimento da sociedade.”

A Riqueza na Base da Pirâmide, C. K. Prahalad

Out Of Poverty, Paul Polak

Desenvolvimento como liberdade, Amartya Sen

Criando um Negócio Social, Muhammad Yunus

Negócios com impacto social no Brasil, Edgard Barki, Daniel Izzo, Haroldo da Gama Torres e Luciana Aguiar

Ana Vecchi, professora e pedagoga pela PUC-São Paulo, com especializações em administração de marketing pela Fundação Getúlio Vargas (SP), planejamento estratégico de marketing pela ESPM e MBA em varejo e franquias FIA/PROVAR

“Me inspirei em empreendedores jovens, sagazes, que estão à frente de startups e microfranquias (de sucesso) e sempre em busca de quem os inspire ou lições dos mais experientes.”

O Lado Difícil das Situações Difíceis – Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas, Ben Horowitz

Organizações Exponenciais (“Exponential Organizations”), Michael S. Malone

Sem Limites – A História da Netshoes, José Eduardo Costa

How Google Works, Eric Shmidt e Jonathan Rosenberg

Like a Virgin: Secrets They Won’t Teach You at Business School, Richard Branson

"Como fazer amigos e influenciar as pessoas, Dale Carnegie: por último, mas não menos importante, não é de empreendedorismo em si, mas faz muita alusão ao tema."

Denis Santini, CEO da MD | Make a Difference, grupo de comunicação especializado em varejo, franquias e redes e líder do AV Franquia

“Esses livros vão ajudar o empreendedor ou a pessoa que está pensando em investir no próprio negócio a tirar as ideias do papel, porque isso é o mais importante. Também aconselho a sempre dar uma passada pelo site da Endeavor e da Associação Brasileira de Franchising, ABF.”

Dar e Receber, Adam Grant 

A Startup Enxuta - Como os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação Contínua para Criar Empresas Extremamente Bem-sucedidas, Eric Ries