Encontro Pró-PME discute expansão de empresas brasileiras para outros países

Vanderson Pimentel - Especial para o Estado

08/08/2018 | 05h00   

Empreendedores debatem ideias para mostrar o 'caminho das pedras' a quem quer investir ou expandir para o exterior

O empresário In Hsieh trabalhou nos sites Submarino e Baby.com.br. Crédito: José Patrício/Estadão

O empresário In Hsieh trabalhou nos sites Submarino e Baby.com.br. Crédito: José Patrício/Estadão Foto: José Patrício/Estadão

Atualizada no dia 06/09, às 12h31

Após conquistarem o mercado brasileiro, alguns donos de negócios passam a buscar êxito mundo afora. Porém, o que é preciso ter e fazer para dar esse passo rumo ao mercado externo? "Como conquistar o mundo?" será um dos temas abordados no 2º Encontro Pró-PME, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de setembro no primeiro e segundo andar do prédio Tomie Ohtake, em São Paulo, com entrada gratuita.

No dia 26 de setembro, das 9h às 10h20, o módulo contará com a presença de In Hsieh, CEO da China Brazil Internet Promotion Agency (CBIPA), entidade empresarial que busca representar empresas brasileiras e chinesas, e também atrair investidores asiáticos para o Brasil. Empreendedor desde os anos 1990, Hsieh irá expor suas contribuições na criação da loja virtual Submarino e de outros negócios de sucesso na internet como a Baby.com.br. Um dos assuntos que o empreendedor deve abordar são as  oportunidades e ameaças vindas da nova China, as diferenças entre startups chinesas e brasileiras e citar ainda o exemplo da Single’s Day, o Black Friday chinês que vendeu US$ 25 bilhões em produtos em um só dia pela internet. O valor corresponde a quase três anos inteiros de venda do e-commerce brasileiro.

"Seu próximo e mais temido concorrente virá da China. Não a China da falsificação ou produto barato, mas a China da inovação e abundância de capital. Cabe a você conhecer essa nova realidade para concorrer ou se associar", diz.

Ao lado de Hsieh estará Flavio Pripas, diretor do Cubo Itaú. Antes de liderar o coworking que reúne investidores, empreendedores e universidades para fomentar a inovação e tecnologia nos negócios (vai ter sua nova sede inaugurada em 15 de agosto), Pripas também esteve à frente da Bitinvest, primeira plataforma de bitcoins no Brasil (vendida à Foxbit em 2015), e pretende compartilhar seus aprendizados em mais de 20 anos de carreira.

Em sua palestra, Pripas pretende falar sobre o perfil do empreendedor brasileiro no cenário de internacionalização. "Apesar do costume de desenvolver negócios para o mercado doméstico, agora começam a surgir cases internos que começam a ser ampliados para fora. E isso é positivo."

O tema será abordado outra vez no dia 27 de setembro, também das 9h às 10h20. Rafael Forte, da VTEX, e Tonico Novaes, da feira de tecnologia Campus Party, falarão sobre suas experiências no Brasil e no exterior.

Na VTEX desde 2011, Rafael Forte contará sua trajetória até se tornar sócio-diretor e responsável pela operação da companhia especializada em fornecer tecnologia para e-commerce no Brasil. Atualmente, a empresa conta também com escritórios na Europa e na América do Norte.

Tonico Novaes é diretor da Campus Party. Crédito: Hélvio Romero/Estadão

Tonico Novaes é diretor da Campus Party. Crédito: Hélvio Romero/Estadão Foto: Hélvio Romero/Estadão

Tonico Novaes será o outro palestrante ao lado de Fortes. Diretor geral da Campus Party, famoso evento no Brasil e no mundo e que divulga novidades tecnológicas, ele assumiu a presidência da MPI Brasil, e passará aos participantes a sua experiência como gestor de companhias de eventos.

O evento também abordará outros quatro temas: "Construindo identidade", "Encontro PME", "Inovação na Prática" e "Tudo é empreendedorismo". Acompanhe nos próximos dias o site do Estadão PME para saber mais sobre os módulos e os participantes já confirmados.

O Encontro Pró-PME é um evento gratuito voltado para estudantes, empreendedores de startups, pequenas e médias empresas interessadas no assunto. As inscrições para participar da convenção estão disponíveis no site semanapropme.com.br.

Confira a programação do Encontro Pró-PME

 

DIA 26 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Flávio Pripas - Cubo Itaú

In Hsieh - CBIPA (China Brazil Internt Promotion Agency)

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Carlos Mira – TruckPad

Carlos Humberto - Diaspóra.Black

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Tallis Gomes - Easy Taxi

Renato Velloso - Dr. Consulta

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Karen Jonz - Skatista e Designer

Nana Lima - Think Eva

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - Sérgio Zimerman – Petz

Das 15h às 17h - Cláudio Sassaki - Geekie

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?

DIA 27 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Rafael Forte – Vtex

Tonico Novaes - Campus Party

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Isabela Raposeiras - Coffee Lab

Juliana Glasser - Carambola

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Malte Huffmann – Dafiti

Lucas Mendes - WeWork

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Paulo Tatit e Sandra Perez - Palavra Cantada

Alex Atala - D.O.M.

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - A confirmar

Das 15h às 17h - Sonia Hess - Dudalina

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?