Desempenho é alto na categoria

Pedro Ramos - Especial para o Estado

30/07/2018 | 23h15    

Produtos e serviços passam a ter mais relevância na hora da escolha da fornecedora

O setor de seguro de automóveis continua a ter os mais altos índices de satisfação da pesquisa Escolha PME. Neste ano, a Porto Seguro ficou na liderança (91 pontos), seguida pela Tokio Marine (88), que aparece pela primeira vez entre as três melhores da categoria, e da SulAmérica (82), que ficou com a primeira posição em 2017. “O principal mote do nosso produto é garantir que o negócio não pare. O veículo tem de estar sempre em bom estado, temos de ter agilidade no atendimento e flexibilidade na contratação”, afirma o superintendente da Porto Seguro Auto, Vicente Lapenta.

Escolha PME 2018 - Seguro de Automóvel

Escolha PME 2018 - Seguro de Automóvel Foto:

Entre os aspectos valorizados na escolha de fornecedores, assim como ocorreu em Seguro Patrimonial, produtos e serviços foram mais citados do que o atendimento. O critério subiu de 47% em 2017 para 58% nesta edição. Mas o atendimento também continua sendo apontado como um fator importante, mencionado por 45% das PMEs consultadas.

Porto e Tokio investem em atendimento

A Porto Seguro melhorou seu índice, de 87 pontos em 2017 para os 91 neste ano, e assumiu a liderança da categoria. “Temos uma rede forte de atendimento para socorro, pane e sinistro, e também para atendimento comercial. Ainda contamos com uma ampla rede de distribuição”, afirma o superintendente da Porto Seguro Auto, Vicente Lapenta.

A categoria tem uma novidade entre as três melhores: a Tokio Marine, na segunda posição, com 88 pontos. A companhia aposta em serviços específicos para atender às demandas de pequenos e médios empresários. “Um dos grandes projetos está na internalização do serviço de assistência 24 horas. Estamos contratando cerca de 250 colaboradores para atender nossos clientes. Remodelamos todo o sistema para frotas de três a 20 veículos, justamente o público PME”, conta o diretor executivo de Produtos Massificados da companhia, Marcelo Goldman.

“Investimos muito na satisfação do cliente, prestando um serviço muito ágil e de ótima qualidade. Esse fato é comprovado pelas pesquisas que realizamos diariamente, por exemplo, quando acontece um sinistro ou assistência 24 horas”, diz Goldman.

Como objeto de desejo, a Porto Seguro se manteve no topo, com mais citações: de 18% em 2017 para 22% neste ano.

A Bradesco Seguros ficou de novo em segundo lugar como objeto de desejo, com 18%, mas não está entre as primeiras em satisfação (em 2017, ocupava o terceiro lugar, com 74 pontos). A empresa acredita que o momento é propício para se aproximar ainda mais de pequenas e médias empresas e informa que as PMEs vêm recebendo atenção especial do Grupo Bradesco Seguros em todas as modalidades, com produtos feitos para atender as necessidades de cada segmento.

SulAmérica quer um olhar mais próximo

Vice-presidente comercial da SulAmérica, André Lauzana ressalta a importância de acompanhar de perto a experiência do cliente. “Procuramos compreender a jornada dele. Tecnologia, capacidade de força de venda e ampliação da oferta de serviços é o que buscamos de forma incessante”, diz o executivo. “A agilidade na contratação do seguro é importante e já ganha tempo.” A SulAmérica ficou na terceira colocação nesta edição da Escolha PME, com 82 pontos.