Clube de cervejas investe em parceria com dupla sertaneja para aumentar participação no mercado

Luisa Marini, especial para - O Estado de S.Paulo

08/05/2018 | 07h00    

Os cantores Jorge & Mateus foram os escolhidos pela empresa devido à notoriedade no segmento musical. Assinatura mensal custa R$ 79,90 e kits contém, além de cervejas, taças, camisetas e sorteios para shows exclusivos

Dupla Jorge & Mateus dá nome a clube de cervejas especiais desenvolvido pela empresa Beer.com.br. Foto: Vitor Vorzal 

Dupla Jorge & Mateus dá nome a clube de cervejas especiais desenvolvido pela empresa Beer.com.br. Foto: Vitor Vorzal  Foto: Vitor Vorzal/Divulgação

O clube de cervejas beer.com.br, que pertence ao grupo W2W, lançou na última quinta-feira, 3, uma novidade que pretende reunir apreciadores da bebida e fãs de música sertaneja, o clube de cervejas Jorge & Mateus. De acordo com o diretor da empresa, Alexandre Bratt, o beer.com.br atua no mercado há sete anos e tem como público principal consumidores que têm conhecimento sobre cervejas especiais. Com o objetivo de expandir as possibilidades de atuação e assim conquistar novos assinantes, a empresa passou a mapear mercados e segmentos em potencial desde 2017. 

A primeira constatação do estudo mostrou que torcedores de times de futebol e fãs de música sertaneja se relacionam “quase que de forma religiosa com a cerveja”, diz Bratt. O primeiro experimento foi o lançamento de uma cerveja especial em parceria com o goleiro Marcos Silveira Reis, ídolo do Palmeiras.

Para se comunicar com os fãs de música, a equipe do clube de cervejas procurou artistas que se relacionavam com o público consumidor da bebida e, na maioria dos mapeamentos realizados, a dupla sertaneja Jorge & Mateus apareceu em primeiro lugar. “Eles têm 13 anos de carreira, um público muito maduro e bastante fiel”, conta o diretor. Além disso, as pesquisas mostraram que apenas 5% dos fãs de Jorge & Mateus tem menos de 18 anos, por isso, 95% deles estão aptos para o consumo de bebidas alcoólicas.

Os estilos das cervejas que serão entregues aos assinantes do clube foram escolhidos pela dupla e produzidos pela Cervejaria Invicta, localizada em Ribeirão Preto (SP). Premium American Lager, Weiss, Blond Ale, German Pils, APA e Witbier são alguns dos escolhidos. Os rótulos estampam versos de grandes sucessos dos cantores, como ‘vai sentir o amargo de outras bocas lembrando o meu sabor’, referência a música ‘Voa beija-flor’. Além das cervejas, os kits também contém taças, copos, camisetas, bonés e agendas personalizadas. Os associados ainda podem participar de sorteios especiais, com  violões autografados e shows exclusivos como prêmios. Bratt não informou sobre a divisão dos lucros obtidos pela parceria entre a empresa e a dupla.

O especialista e fundador da consultoria Terapia da Marca, Carlos Dränger, acredita que combinar cerveja com música é uma ótima estratégia para o clube, mas alerta para a necessidade de criar uma expressão sintética para se comunicar com o público. “O rótulo da cerveja com letra de música é super interessante, mas é inviável do ponto de vista da comunicação. É inevitável criar uma expressão sintética tanto verbal quanto visual”. 

Para participar da rede, é preciso se cadastrar no site clubejem.com.br.. Os pedidos serão entregues a partir de junho. O clube oferece planos mensais, semestrais e anuais e os valores variam de 73,90 a R$ 79,90 ao mês, sem frete incluso. As entregas são realizadas para todas as regiões do Brasil.