BID busca projetos de sustentabilidade em universidades brasileiras

Leticia Fucuchima - Especial para O Estado

06/06/2017 | 18h37    

Equipes inscritas deverão buscar soluções criativas e inovadoras para a reabilitação da região da Ribeira, bairro histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte; inscrições vão até 5 de agosto

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu inscrições para a primeira edição nacional do concurso BID UrbanLab, que premiará projetos universitários voltados ao desenvolvimento urbano sustentável e integrado. 

As equipes inscritas deverão buscar soluções criativas e inovadoras para a reabilitação da região da Ribeira, bairro histórico de Natal, capital do Rio Grande do Norte. As inscrições vão até 5 de agosto.

Natal, no Rio Grande do Norte, apresenta valores semelhantes aos de Vitória. Por isso, o Galaxy S8+ equivale a cinco aluguéis e o iPhone 7, a quatro.

Natal, no Rio Grande do Norte, apresenta valores semelhantes aos de Vitória. Por isso, o Galaxy S8+ equivale a cinco aluguéis e o iPhone 7, a quatro. Foto: Canindé Soares/Divulgação

Podem participar do BID UrbanLab Brasil estudantes de graduação que estejam cursando os dois últimos anos de seu curso, estudantes de pós-graduação e professores universitários, na função de supervisores. Os interessados devem formar grupos de trabalho de 4 (mínimo) a 6 (máximo) membros, contendo até dois jovens profissionais. As equipes devem ser multidisciplinares, com participantes que atuem nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia, ciências sociais e econômicas, tecnologia da informação e outras correlatas. 

Três equipes finalistas serão escolhidas para apresentar seus projetos à banca de jurados e especialistas do BID na sede do banco, em Washington, DC (EUA). O grupo ganhador receberá o prêmio de US$ 5.000,00 e terá sua proposta validada e transformada em anteprojeto urbanístico.

O BID organiza edições do UrbanLab na América Latina e Caribe desde 2015. Em 2015, o concurso ocorreu no Panamá, e teve como objeto de intervenção o bairro de Curundú. Em 2016, foi a vez da cidade de Santa Marta, na Colômbia. Em 2017, além do Brasil, o BID também leva o UrbanLab à Província de Mendoza, na Argentina.

O BID UrbanLab Brasil conta com a parceria da prefeitura de Natal, da CAIXA e do Ministério das Cidades. 

Serviço

Concurso BID UrbanLab

Inscrições: de 5 de junho a 5 de agosto de 2017

Regulamento: http://convocatorias.iadb.org/pt/urbanlab-brasil/inicio-urbanlab-brasil

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.